segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

CÉLULAS-TRONCO: RESULTADOS CADA VEZ MAIS POSITIVOS


O cuidado com a saúde é cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. A expectativa de vida em todo mundo tem aumentado, mostra de que cada vez mais, as pessoas têm se cuidado e se preocupado com uma qualidade de vida melhor.

Um importante aliado do bem-estar da saúde das pessoas são as pesquisas com células-tronco. Colocada no meio de uma discussão que não envolve somente dados científicos, os procedimentos feitos com células-tronco enfrentam ainda uma grande resistência dos religiosos. Independente deste quadro polêmico, o que não se pode negar é o progresso conseguido com o avanço dos estudos feitos com células-tronco.

Em comparação com os tratamentos convencionais, os feitos com células-tronco mostram resultados muito mais eficázes em um espaço de tempo menor. As células-tronco adultas têm a capacidade de se diferenciar de forma controlada em diferentes tipos celulares como osso, músculo, vaso sanguíneo, cartilagem, fibroblastos e tecido, promovendo reparo e regeneração da área na qual é aplicada.

Somente para demonstrar o avanço que é o estudo com as células-tronco, cerca de 100 mil procedimentos já foram realizados e publicados e apresentados pela Literatura Científica, sem nenhum evento adverso grave relatado.

O procedimento para a obtenção das células-tronco para tratamentos é simples. É possível coletar células-tronco adultas através de biópsias de pele ou de aspirado subcutâneo (gordura). Uma grande oportunidade é obtê-las a partir do tecido excedente de cirurgias plásticas ou convencionais, o chamado TEC. A coleta do material deve ser feita por um médico, em acordo prévio com seu paciente.

Gráfico de como podem ser obtidas as células-tronco.


Um comentário: